Como fazer (Matrioskas em feltro)


Como fazer:

matrioskas--blogfeitoamao-1
Bom dia, pessoal!
Como vocês sabem, eu não trabalho com festas profissionalmente, apesar de ainda receber dezenas de e-mails de leitoras mais desatentas, pedindo orçamentos. Portanto, as coisas, para mim, funcionam muito na base da inspiração. É um lance intuitivo, que se desenrola quando um tema é proposto pelas minhas pequenas. Se me der um  estalo, ótimo! A coisa flui que é uma beleza. Se não der, não tem jeito. Nem com reza braba a coisa anda. Se eu fosse ganhar a vida com isso, seria complicado.
Pois é, estamos a poucos meses do aniversário da minha caçulinha. Ela me fez o favor de nascer na época do segundo turno da eleição! Tenho pouco tempo para preparar tudo, pois meus finais de semana estão comprometidos por causa dos plantões no trabalho.
Como ela vai completar 7 aninhos, estou pensando em simplificar o que já era simples. A cada ano que passa, tornamos o evento mais e mais íntimo. Sou da opinião que quantidade e qualidade são elementos proporcionalmente opostos. Quanto maior e mais frequentada uma festa, menos aconchegante ela fica. Se a escolinha das meninas permitisse comemorar o aniversário lá, eu não pensaria duas vezes. Mas não permite. E se Maomé não vai à montanha… tragamos as crianças até aqui. A turma de Mariana é pequena, tem menos de 20 alunos, mas nem por isso vou economizar no capricho, não é?
Como parece óbvio, a inspiração para o tema veio da viagem que acabamos de fazer. As bonequinhas matrioskas são muito comuns em todo leste europeu e foi impossível não aumentar a minha pequena coleção:
matrioskas-blogfeitoamao
Todo mundo conhece as bonequinhas russas, não? Matrioska significa mãezinha. Na Polônia, eles costumam chamar babuska (avozinha), pois a figura principal da família é a avó. Bom, são bonequinhas que representam a família matriarcal. Geralmente variam em número de 5 a 8 e, quanto mais peças e mais detalhada a pintura, mais alto vai ficando o preço. 
Fiquei surpresa ao pesquisar no google quando vi que já existem muitas festas lindas e originais neste tema! Pensei que fosse um tema raro. Tanto melhor, pois assim posso aprimorar as ideias que estão começando a pipocar na minha cabecinha.
Preferi usar bonecas de tecido com feltro a usar as minhas originais de madeira. Personalizando as bonecas, poderia deixá-las nas cores do kit digital abaixo.  É com ele que criarei toda arte de papelaria.
 matryoshka-samples
Clique na figura, para ir ao site da imagem.

A história começou assim: minhas filhotas foram passar o último final de semana das férias na casa de minha irmã. A NET fez o favor de nos deixar sem sinal de TV, telefone e internet naquele dia. Sem ter o que fazer, comecei a pensar na festinha da Maricota. Quando postei a foto do que estava costurando no FB, pelo celular, a Roberta Morais e a Daniele Mariano, me indicaram o kit acima, quase ao mesmo tempo.
Foi amor à primeira vista. Sabe o que aconteceu? Mudei completamente o estilo das minhas bonecas! As meninas nem imaginam, mas, por  causa delas, desprezei as quatro matrioskas que eu já estava quase concluindo!
Achei que as cores dos tecidos que eu tinha escolhido não combinavam com o kit digital e que seria melhor refazê-las em feltro. Acho que foi uma decisão acertada.
Eu até já tinha feito um pap pra compartilhar aqui no blog. Vejam só:
Matrioskas em tecido – almofadas – passo a passo
pap - matrioskas tecido

1 Desenhei o molde usando pratos e bacias, tentando obedecer à simetria – cabeça 1/3, corpo 2/3.

2. Cortei o molde no tecido – eu costumo prender o molde de papel com alfinetes, não tenho paciência pra riscar

3. Cortei o tecido, montei as peças e as emendei na máquina de costura, deixando uma abertura pra colocar o acrilon

4. Enchi as matrioskas, costurei a mão a parte de baixo, no estilo “caixa de leite”, para a peça se manter em pé

 pap - matrioskas tecido2
5. Cortei os rostinhos no algodão tingido com chá, que havia sobrado da festa das bruxinhas do ano passado – mostrei como se tinge aqui.
6. Testei dois modelos de olhos e bocas. Preferi o mais infantil, pois era mais parecido com o kit digital.
7. Desenhei a mão livre as matrioskas menores, costurei com tecidos diferentes (frente e verso) para ficar mais alegre.
8. Não cheguei a pregar os rostos nas bonecas – fá-lo-ia usando ponto alinhavo, se tivesse prosseguido com o projeto. Também não as enfeitei com laços, botões e apliques em feltro, como pretendia.
Ao invés disso, abandonei o projeto inacabado. Perfeccionista é fogo!
Não é que elas tenham ficado feias, mas é que achei que não combinaram com o estilo das peças impressas em papel e tive receio da festa não ficar harmoniosa.
Recomecei da estaca zero. Dessa vez, com a internet restabelecida, fui buscar um modelo que se adequasse ao que eu procurava. Não foi difícil. Joguei no Google: “molde matrioska feltro” e apareceu dezenas de modelos. Escolhi o que achei mais bonitinho e parecido com o kit. Mas fiz as minhas modificações.
Molde
O passo a passo é o mesmo das outras peças em feltro que já mostrei aqui no blog. Quem quiser, pode clicar no marcador “feltro” e encontrará maiores explicações. Mas para quem procura um be-a-bá bem explicadinho e esmiuçado, o Minha Casa, meu mundo,  traz um passo a passo ótimo aqui. De qualquer forma, tirei algumas fotos do meu próprio PAP também:
Matrioskas em feltro – passo a passo
 pap-matrioska-feltro2
1. Escolha o molde desejado, imprima e corte em papel
2. Transfira o molde para o feltro ou para o tecido.  Para que o tecido não desfie, é melhor aplicar antes a termolina leitosa, à venda em lojas de artesanato (comprei a minha na Felícia Festas);
3. Para aplicar a termolina leitosa, basta espalhá-la com a ajuda de um pincel no tecido todo e deixá-lo secar por umas 7 horas. A textura do tecido ficará como se tivesse sido plastificada, um pouco endurecida, pois a termolina é um impermeabilizante.
pap-matrioska-feltro
Para desenhar os rostinhos
4. Corte o círculo do rostinho da matrioska maior que o orifício do capuz, e costure-o por baixo, assim ficará com melhor acabado, veja na primeira foto acima.
5. Desenhe a lápis o olho, a boca e o nariz;
6. Cubra com caneta para tecido;
7. Preencha o olho com um pincel fino, usando tinta para tecido, espere secar. Com a ajuda de um palito ou do cabo do pincel, pinte de branco o brilho do olho;
8. Para as bochechas, use tinta rosa, num aplicador de espuma, ou pincel redondo mais grosso. Mas se lembre de tirar o excesso antes, num retalho de tecido ou papel. Teste bastante, antes de aplicar no seu rostinho, se não tiver prática.
9. Depois é só alinhavar as peças dos detalhes e fechar a matrioska com ponto caseado, deixando a abertura para o enchimento.
image
Depois que terminei as minhas peças, percebi que não havia deixado a base para elas ficarem de pé, como vocês podem ver na foto acima.
Desmanchei novamente, cortei a parte de baixo de cada matrioska e apliquei um pedaço de feltro cortado num formato parecido com este: (). Fiz tudo de olho mesmo, sem molde, mas dá pra entender nas fotos abaixo:
base das matrioskasSó não fiz isso com a menorzinha, pois pretendo colocá-la no bolso da mãezinha:bolso matrioska

E com isso, eu consegui deixar minha família de Matrioskas de pé:

 matrioskas-feltro-blogfeitoamao1

Retirado do blog : Blog feito a mão 

Um comentário:

  1. Fantástico os seus trabalhos minha querida artesã. Amei todos os trabalhos, pois também gosto de fazer as minhas criações. Como eu poderia fazer as matrioskas num pote de sorvete e como eu colocaria as menores dentro do pote de uma forma harmoniosa e bonitas? Meu email é nayahalvarez@yahoo.com.br. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir